top of page

Unipampa de Uruguaiana realiza oficina para promover o tênis de mesa



Na sexta passada, dia 28/09, ocorreu uma oficina de tênis de mesa na Universidade Federal do Pampa, no campus Uruguaiana. A iniciativa foi idealizada e organizada pelo Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes e estiveram presentes cerca de 60 pessoas, entre acadêmicos do curso de educação física e professores da rede escolar municipal e estadual.

O ministrante do curso foi Humberto Schmidt, membro da diretoria da Federação de Tênis de Mesa do RS e que já havia iniciado um movimento para fomentar o esporte em Uruguaiana, no ano de 2013. A atividade teórica foi realizada no salão de atos da Unipampa, enquanto a prática foi realizada no espaço cedido pela Secretaria de Esportes do município. Durante a manhã ocorreu uma apresentação sobre a história do esporte, regras, diferenças entre o tênis de mesa e o pingue pongue, curiosidades, materiais, principais nomes da modalidade e também, sobre as diferentes classes na categoria paralímpica.

Ao meio dia o Jornal do Almoço da RBS TV de Uruguaiana divulgou a realização do curso através de entrevista feita com o atleta e técnico, Humberto Schmidt.


A tarde foi realizada a atividade prática, que contou com a presença de Matheus Moreira e Enzo Navarro. Matheus representou Uruguaiana nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul em 2018, obtendo a terceira colocação, e Enzo, é atleta e técnico na cidade de Paso de Los Libres, na Argentina. Os participantes do curso puderam observar os atletas executarem os fundamentos básicos do esporte através de exercícios de aquecimento e simulação de partidas. Foram disponibilizadas quatro mesas, onde todos puderam praticar jogos individuais, em duplas e aprender um pouco mais sobre saque e recepção e seus efeitos diversos.



"O objetivo do curso foi fomentar a prática do tênis de mesa não só na cidade, mas também na região oeste do RS. A ideia é desenvolver projetos em escolas, universidades ou até mesmo em clubes, para a longo prazo termos mais núcleos de tênis de mesa e consequentemente alguns torneios e ligas criados por líderes da região. Com iniciativas como essa, as etapas de campeonatos estaduais e de Grand Slam começam a ser distribuídas para diferentes cidades gaúchas e o nosso esporte se expande cada vez mais." comenta Humberto Schmidt.

A FTMRS parabeniza os envolvidos na criação da oficina esportiva e torce para o bom desenvolvimento do tênis de mesa na região oeste!

70 visualizações0 comentário
bottom of page