top of page

Tênis de Mesa

    O Tênis de Mesa (TM) começou a ser difundido no RS em meados dos anos de 1940, trazida por praticantes de outros estados e países. A unificação das regras da Federação Internacional de Tênis de Mesa - ITTF é o principal fator que influenciou a evolução, pois regulamentou o material a ser utilizado e possibilitou o intercâmbio dos praticantes locais, resultando na fundação da Federação Gaúcha de Tênis de Mesa - FGTM mais tarde. 

    Tênis de Mesa e Pingue-Pongue têm regras semelhantes, sendo que o primeiro constitui-se em algo organizado e mais competitivo, enquanto o segundo é o esporte mais descontraído. É a brincadeira, é o lazer.

 

     Esta é uma pergunta que é feita a todos os jogadores de Tênis de Mesa, principalmente aqui no RS, onde o pingue-pongue é muito forte. Aqui no RS as coisas ficam um pouco mais complicadas, pois além da Federação de Tênis de Mesa do RS, ainda há a Federação Gaúcha de Pingue-Pongue, com regras, regulamento e campeonatos, tudo bem organizado como no Tênis de Mesa.

    Campeão mundial de 1989 e 1997, 4 vezes campeão do mundo por equipes, campeão olímpico de 1992, 7 vezes campeão do top 12 europeu e muitos outros títulos. Ele é considerado por muitos como o melhor jogador de Tênis de Mesa de todos os tempos. Extraído do Livro: "JO-Waldner, quando o sentimento decide" de Jens Fellke, a venda no site Pioneers (ping-pong.com) e American Table Tennis. (americantabletennis.com).

     O sistema de rating usa conceitos e técnicas padrões de probalidades e estatísticas. Este uso de técnicas faz este sistema muito diferente de qualquer outro sistema de rating ou ranking. Aqui segue uma explicação (não técnica) de como funciona o sistema de rating..

bottom of page