Grêmio Náutico Gaúcho se prepara para sediar, pela primeira vez, uma etapa estadual
- lpcantarelli
- 26 de set.
- 4 min de leitura
Atualizado: 26 de set.
V Etapa Estadual de 2025 acontecerá entre os dias 27 e 28 de setembro.
Por Leonardo Cantarelli
100% Esporte Marketing Esportivo e Comunicação
Na década passada, Ivoti era uma das cidades que mais incentivava o tênis de mesa no Rio Grande do Sul. Dentre os torneios que eram realizados, foram descobertos novos talentos, sendo o caso mais famoso o da Vicky Strassburger, que atualmente, está na Seleção Brasileira.
Entretanto, outro nome importante que merece ser mencionado é o de Gustavo Henrique Ramos da Silva. Em 2013, ele brincava de tênis de mesa nos recreios do colégio e o seu professor de educação física o inscreveu no intermunicipal escolar. Ali, ele descobriu sua paixão pela modalidade e desde então vem se dedicando a ela.
“O intermunicipal escolar ocorreu na Colônia Japonesa de Ivoti. Lá conheci o ambiente de treino e me interessei. Na semana seguinte ao campeonato já estava participando dos treinos que eram ministrados pelo Paulo Tanaka e passei a participar também dos treinos do PLUG (Projeto Lazer Unindo Gerações) da prefeitura de Ivoti, que eram ministrados pelo Jorge Fanck (atual técnico da Seleção Brasileira feminina)”, disse Gustavo Henrique em entrevista exclusiva ao tenisdemesagaucho.org.
Nesse período, Gustavo passou a disputar os Campeonatos Estaduais e aos poucos houve o interesse em ser treinador. Em 2017 estava fazendo o Curso de Técnico da ITTF e ali viu que tinha vocação para ser professor.
“O gatilho que fez eu me interessar para ministrar treinos foi acompanhar o ingresso de crianças na equipe de Ivoti. Sentia um desejo em ajudar e contribuir para o crescimento delas. Assim comecei a dar alguns treinos coletivos quando o técnico precisa que alguém o substituísse. Depois dei aulas particulares até o ano de 2016. Em 2017 tive a oportunidade de realizar o curso de Técnico da ITTF, ministrado pelo Lincon Yasuda, à época, coordenador das seleções brasileiras de tênis de mesa. Neste curso vi que realmente tinha um olhar bom para ser treinador”, explicou.

Em 2018, o ivotiense, em parceria com Humberto Schmidt (atleta da Sociedade Ginástica de São Leopoldo), começaram a dar aula no CETE, em Porto Alegre. O projeto na capital gaúcha duraram até o começo de 2020, quando foi necessário o interrompimento por conta da Pandemia do Covid-19.
O trabalho voltaria em 2023, mas no Grêmio Náutico Gaúcho. No clube localizado na Avenida Praia de Belas, houve a consolidação de mais uma equipe de tênis de mesa na capital do Rio Grande do Sul, fazendo com que não tivesse somente a SOGIPA disponível para esta modalidade. No momento, o G.N.G. conta com cerca de 90 alunos e estão se preparando para sediar, pela primeira vez, uma etapa do Campeonato Gaúcho. O treinador Schmidt deixou a equipe em 2024.
A V etapa da temporada 2025 acontecerá entre os dias 27 e 28 de setembro, a partir das 10h. Haverá as disputas da Liga Escolar, do Absoluto e do Ranking. Uma constantes neste ano, são os recordes de inscritos que vem ocorrendo, desde a primeira edição em Carlos Barbosa, e com esta não foi diferente. A novidade é que é a primeira vez que uma etapa terá mais de 200 competidores: 256 para ser mais exato. Algo nunca ocorrido em terras gaúchas.
“Organizar esta etapa do estadual que bateu os recordes de participação está sendo bem desafiador, mas muito prazeroso, gosto desses desafios de crescimento.Estamos fazendo de tudo para que seja um estadual que fique na memória de todos que participaram e prestigiaram o evento. São 256 atletas, 16 mesas de jogos, 4 de aquecimento e cerca de 750 jogos esperados. Dois dias de muitos jogos e confraternização!”, revelou Gustavo.
“Nós do Grêmio Náutico Gaúcho somos a maior equipe presente pela 5ª etapa consecutiva do Campeonato Estadual.Neste evento histórico contamos com 52 atletas que também é o recorde da equipe e isto tem um significado enorme, ainda mais acontecendo no maior evento de tênis de mesa da história do estado! Vale ressaltar, que comemoramos isso, também pelo fato de completarmos um ano que voltamos a realizar os treinos com normalidade após as enchentes que acometeram o estado do Rio Grande do Sul, onde tivemos a perda quase que total do material da equipe” , emendou o comandante.
Sua meta ainda este ano é chegar a marca de 100 atletas matriculados no clube fundado em 1929. Há 14 turmas disponíveis com horários bem variados.

“Os treinos acontecem nas segundas-feiras (18h,19h e 20h), terças-feiras (18h, 19h, 20 e 21h) e quintas-feiras (18h, 19h, 20h e 21h). Sextas-feiras treino somente para federados (18h e 19h30min).Sábado temos jogos livres para os alunos das 16h às 18h. Estamos expandindo a carga horária, criando cronograma de treinos para federados e também treinos específicos para as crianças. Para quem tiver interesse em experimentar um treino diferenciado, envolvente e desafiador, pode entrar em contato comigo pelo número 51 99912 4165 ou pelas redes sociais da GH Tênis de mesa (Instagram @ghtenisdemesa)”, finalizou.
Imagens: Divulgação/Gustavo Henrique.
Comentários