top of page

Com recorde de inscritos, investimento na base e nova associação, Bento Gonçalves se prepara para sediar a última etapa gaúcha de 2025

  • lpcantarelli
  • há 40 minutos
  • 6 min de leitura

Evento acontecerá nos dias 15 e 16/11 no Ginásio Municipal Darcy Pozza.


Por Leonardo Cantarelli

100% Esporte Marketing Esportivo e Comunicação


Em 2019, Bento Gonçalves sediaria pela primeira vez uma etapa do Campeonato Gaúcho de tênis de mesa. Logo, como debutante, conseguiram um feito histórico: 134 atletas inscritos. Recorde. Tal marca só seria superada em setembro de 2024, com a cidade de  Antônio Prado sendo anfitriã: 138 mesatenistas na disputa.


Os recordes de jogadores em uma edição estadual seguiram em 2025, evidenciando o crescimento do tênis de mesa gaúcho. Entretanto, seis anos depois, o novo recorde volta para o município que carrega o nome do principal líder da Revolução Farroupilha. 302 mesatenistas estarão presentes na etapa de encerramento do 51º Campeonato Gaúcho, que acontecerá nos dias 15 e 16/11 no Ginásio Municipal Darcy Pozza. Menção honrosa a Liga Escolar que terá 157 participantes, sendo um recorde desde que a competição foi implementada em 2024.

ATM BG foi criada em 2025. Imagem: cortesia/Kallyna Fernandes.
ATM BG foi criada em 2025. Imagem: cortesia/Kallyna Fernandes.

“ Lembro que em 2019, quando batemos o recorde de inscritos, foi algo grandioso. Não imaginava que seis anos depois, teríamos mais que o dobro, chegando a 302. Algo histórico. Isso mostra o quanto o tênis de mesa está evoluindo e como Bento Gonçalves tem potencial para se tornar uma referência na modalidade. Acredito que quando trabalhamos focados, um degrau de cada vez, conseguimos alcançar os nosso objetivos com muito mais segurança e mais chances de êxito”, disse Kallyna Cirino Fernandes, técnica da equipe bento-gonçalvense, em entrevista exclusiva ao site da FTMRS.


Kallyna teve o primeiro contato com a modalidade ainda na infância, em Lagoa Vermelha, no nordeste gaúcho.  Mais precisamente na sala de jantar de sua residência, junto com as suas irmãs e o seu pai, Volmar Cirino (um entusiasta deste esporte). Ali, em família, veio a paixão dela pelo tênis de mesa e, mais tarde, sua dedicação e sua profissão.  Em 2010, Kallyna representaria o seu estado de origem nos Jogos da Juventude em Goiânia/GO. Já vivendo na Serra Gaúcha, e formada em Educação Física, ela montou, em 2018, a primeira equipe de tênis de mesa. Isto fez com que ela fosse oficialmente a primeira treinadora da história do tênis de mesa gaúcho.


Kallyna se tornou a primeira técnica profissional da história do tênis de mesa gaúcho.
Kallyna se tornou a primeira técnica profissional da história do tênis de mesa gaúcho.

“No Colégio Sagrado Coração, onde dou aulas, tive o apoio da Irmã diretora Maria Diva, para dar treinos de tênis de mesa. Quando percebi , já tínhamos um grupo sólido,motivado e com vontade de competir. Desde o início a minha intenção era fortalecer a base, pois, no estado, só tínhamos a categoria sub-11 com poucos atletas, e todos meninos. Inicialmente, o objetivo era ‘brincar de tênis de mesa’, desenvolvendo habilidades motoras nas crianças, pensando no futuro e priorizando um acervo de motor de qualidade, não apenas golpes de forehand e backhand. Minhas turmas tinham crianças de 4 anos , e em pouco tempo, o número aumentou. Isto fez com que eu comprasse uma mesa com regulagem de altura  e fui adaptando as aulas para essa faixa etária. Hoje estamos colhendo o fruto deste trabalho”, afirmou Fernandes, que ainda é a única técnica feminina no estado.


“Hoje, Bento Gonçalves é referência no estado e busca mostrar cada vez mais, que com trabalho de base bem feito, é possível transformar talentos em resultados”, emendou.


A delegação de Bento Gonçalves sempre chamou a atenção por ser a que possui mais atletas femininas no Rio Grande do Sul. Para chamar este público, Kallyna , fez em 2022, uma aula especial entre mães e filhos, no Dia das Mães. A partir desta iniciativa, muitas mulheres pegaram o gosto pelo tênis de mesa e passaram a praticá-lo.

Primeira equipe feminina de tênis de mesa de Bento Gonçalves.
Primeira equipe feminina de tênis de mesa de Bento Gonçalves.

“A partir desta aula especial, algumas mães passaram a jogar junto com os seus filhos. No começo, tinha duas ou três mulheres, mas com o tempo, outras apareceram e, conseguimos implantar no estado, a categoria Veterano 40 Feminino. Desde então, o tênis de mesa feminino gaúcho vem crescendo, com mulheres de outras cidades se interessando e participando do circuito estadual. Tenho muito orgulho por ter dado esse pontapé inicial e contribuído para o crescimento do tênis de mesa feminino no Rio Grande do Sul”, explicou.


Uma dessas mães que se envolveu com o tênis de mesa, foi Lijane Mikolaski Belusso, que atualmente é presidente da ATM BG (Associação de Tênis de Mesa de Bento Gonçalves).


“ Eu me inseri no esporte em 2018, mas só acompanhava das arquibancadas os meus filhos Rafael e Leonardo. Até que resolvi participar da aula especial que a Kallyna promoveu e em seguida comecei a treinar. Um mês depois estava federada e competindo”, relembrou Belusso, em entrevista exclusiva ao site da FTMRS.

Lijane Mikolaski Belusso é a presidente da ATM BG.
Lijane Mikolaski Belusso é a presidente da ATM BG.

No começo deste ano, a parceria com o Colégio Sagrado Coração terminou e o grupo de mesatenistas acabou criando a já mencionada ATM BG. Suas função principal é unir forças com o poder público local para levar o tênis de mesa a vários rincões do município.


“A ideia da criação da associação surgiu a partir de uma vontade de enorme de ver o esporte crescer, angariando mais competidores como oportunizando o acesso para familiares de baixa renda . Ou seja, de alguma maneira, contando com o poder público para universalizar este esporte que tanto amamos”, explicou Belusso, que é advogada e por 18 anos foi professora universitária.


“ O nosso intuito é unir forças com o poder público para conseguirmos recursos e expandir o tênis de mesa para toda a população. Tem sido um momento desafiador, pois, ainda não contamos com um local de treino apropriado. Estamos em fase de transição, e aguardando recursos do poder público para implementarmos projetos sociais e oferecermos treinamentos de qualidade para os nossos atletas”, continuou Kallyna.


“No momento, temos 17 famílias associadas. Falo em família, porque não é só o associado que conta. Há famílias que todos os integrantes dela treinam”, emendou Belusso.


Lijane ainda se diz grata pela missão que a deram, de ser a primeira mandatária do projeto, e acredita, que apesar das dificuldades, está no caminho certo.


“Minhas metas como presidente são: representar a entidade ativa e passivamente, em juízo ou fora dele, coordenar as atividades gerais e específicas da associação. Realizar a filiação de Associação e instituições ou organizações congêneres e a celebração de contratos e convênios adequados as necessidades dela. Aceitar, independentemente de autorização da Diretoria as contribuições de terceiros, desde que seja a título não oneroso, tanto provenientes de pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, organizações nacionais, como internacionais. Por fim, Assinar com o Tesoureiro, Contas bancárias, movimentações financeiras, assinar cheques e demais documentos financeiro-contábeis da Associação. No momento, posso  dizer que sinto orgulho de estar à frente desta missão que me foi confiada. É desafiador tocar este projeto com as limitações de uma entidade nova, porém acreditamos estar no caminho certo”, explicou.


Neste evento serão conhecidos os campeões da temporada e os Campeões Gaúchos de 2025. No sábado, as competições têm início às 13h, enquanto no domingo, as disputas iniciam às 9h.


“Para este final de semana, espero um grande evento.Torço para que o tempo colabore e a chuva não atrapalhe.Teremos mesatenistas de 30 cidades diferentes, incluindo Victória Strassburger , da Seleção Brasileira Adulta, e o técnico da Seleção Brasileira Adulta , Jorge Fanck”, revelou Kallyna.


“O coração já está acelerado! Foi e está sendo um trabalho de muitas mãos. Eu lembro quando os torneios aconteciam só aos domingos e, hoje, mal conseguimos dimensionar o tempo dos jogos em dois dias. Para Bento Gonçalves, este é um sinal que temos muitos interessados e apreciadores do esporte. A expectativa é de termos jogos de alto nível, muita diversão (como diz o lema ‘ o importante é jogar, se divertir e fazer história’) e um ginásio lotado de atletas, familiares e público em geral”, seguiu Lijane.


“Quando iniciei meu trabalho no tênis de mesa, era apenas um sonho, algumas crianças, uma mesa coberta e muita vontade de fazer dar certo.Hoje vejo que cada pequeno passo, cada treino, cada aluno que acreditou em mim e em si mesmo, construiu o caminho que estamos vivendo. Em 2022, participei da Gymnasiade, o maior evento escolar do mundo, na França.  Uma honra defender as cores do Brasil e representa-lo em um cenário tão grandioso. Essa vivência reforçou ainda mais a minha missão de desenvolver atletas, inspirar jovens e morar que o esporte pode levar a lugares inimagináveis. Por fim, sigo acreditando na base, nas crianças, nas famílias e na força de uma comunidade que cresce junta. Basta dar o primeiro passo e continuar caminhando, mesmo quando parece difícil. O resto é consequência do trabalho,da fé e da persistência”, finalizou Kallyna.

 
 
 

Comentários


TODOS OS DIREITOS RESERVADOS FEDERAÇÃO ESPORTIVA E PARADESPORTIVA DE TÊNIS DE MESA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

bottom of page