Torneio teve as categorias Taita, Bagual e Esgualepados
Por Leonardo Cantarelli
100% Esporte Marketing Esportivo e Comunicação
A Semana Farroupilha é o momento dos gaúchos mostrarem o orgulho por sua terra e enaltecer a sua cultura. Diversos locais fazem eventos enaltecendo o espírito gaudério.
Em Ivoti, mais precisamente na Colônia Japonesa, há o tradicional Torneio de Tênis de Mesa Pilchado. Organizado pela Acenb (Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira), sob a liderança de Paulo Toshio Tanaka, a competição, que teve a sua nona edição no dia 20/09, ocorreu, enquanto o costelão era assado, e só pôde participar quem estava trajado com as vestimentas gaúchas.
Família Tanaka organizou o IX Torneio Pilchado de Tênis de Mesa.Da esquerda à direita: Tatiane Tanaka , Thaís Tanaka , Akari Tanaka, Tainara Tanaka e Paulo Tanaka. Imagem: DENER PEDRO/BETA REDAÇÃO.
“ A ideia de criar o Torneio Pilchado de Tênis de Mesa veio durante os momento em que a gente representava o Rio Grande do Sul em competições nacionais. Quanto mais representávamos o Rio Grande do Sul, mais aumentava o orgulho pelo nosso estado.Eu vivia trocando ideia com técnicos tanto do Brasil , como de outros países, e vi que necessitava criar um torneio que divulgasse a cultura gaúcha”, disse Paulo Tanaka, em entrevista exclusiva ao tenisdemesagaucho.org.
O curioso da competição é que até na hora de classificar os melhores atletas, as denominações fizeram referências ao linguajar sul-rio-grandense. Os 16 inscritos foram divididos em 4 grupos com 4 integrantes cada. O líder de cada chave disputou a categoria Taita (expressão gaúcha que se refere a alguém destemido, valentão, corajoso).Os segundos posicionados de cada chave fizeram o torneio Bagual (bravo e arrojado), enquanto os demais disputaram o Esgualepados (cansados, exaustos). Esta segunda fase, todos pelearam contra todos, dentro de suas respectivas competições, para definir os campeões. A premiação foi feita através do patrocínio ‘Oscar Artigos Gauchescos’ . A empresa de Dois Irmãos/RS cedeu artigos que remetem à cultura do estado mais ao sul do Brasil.
“Ter a premiação do IX Torneio Pilchado toda patrocinada já mostra que o evento foi um sucesso e muito melhor do que imaginávamos. Nos últimos anos , por conta da pandemia, eu fiz o evento na minha própria casa. Desta vez, voltamos para o CT da Colônia e tivemos 16 competidores e 40 participantes. Espero que no próximo ano, possamos ter mais parceiros , patrocínios e participantes, para valorizar ainda mais o evento”, emendou Tanaka, que é técnico Nivel I da ITTF, desde 2015.
Vencedores da categoria Taita. Imagem: Beta Redação.
A equipe de tênis de mesa da ACENB surgiu em 2006, de uma forma inusitada: durante os sábados haviam treinos de softball e nos dias que choviam, o pingue-pongue passou a ser a alternativa nas confraternizações, que acabavam limitadas por conta do mal tempo. Em 2010, eles se filiaram à Federação de Tênis de Mesa do Rio Grande do Sul e por muito tempo, passaram a ser um dos polos da modalidade no estado. Tanaka espera que em 2025, Ivoti possa voltar a competir nas competições oficiais.
Ganhadores da categoria Bagual. Imagem: Beta Redação.
“Até o final deste ano, estamos trabalhando para voltar a ter uma equipe com alguns atletas, para podermos voltar a competir na próxima temporada”, finalizou.
Os Esgualepados. Imagem: Beta Redação.
Confira as classificações do IX Pilchado:
Taitá
1°Marcelinho
2°Azuçah
3° Akari
4°Filipe
Bagual
1°Izumi
2°Pitin
3°Rafael
4°Filipe
Esgualepados
1° sendo o menos esgaulepados: Juli
1°sendo a mais esgualepada-Kaho *
2°sendo mais esgualepado-Mateus
3° sendo o mais esgualepado- Dudu
4°sendo o mais esgualepado-Brayan
*Aqui a premiação 'menos esgualepado' é o campeão e a 'mais esgualepada' é quem ficou em último (perdendo todos os jogos).
Para apoiar o tênis de mesa gaúcho, siga @tenisdemesagaucho.
Para apoiar a equipe de Ivoti, siga @takkyuivoti.
Comments