top of page

Tênis de mesa universitário: I Liga Universitária Gaúcha da modalidade é realizada com sucesso



No dia 02/12 foi realizada a I Liga Universitária Gaúcha de Tênis de Mesa, os jogos foram realizados no centro de treinamento da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Ivoti, uma das melhores estruturas para se praticar o esporte. Ao todo foram disponibilizadas sete mesas para a disputa dos jogos e uma mesa para aquecimento. O evento contou com 22 participantes (7 na categoria feminino e 15 na categoria masculino) de três instituições diferentes (UFRGS, UNIFIN e Faculdade Anhanguera-Uniderp).

O objetivo da competição é consolidar o tênis de mesa no âmbito universitário, tanto em competições como em treinamentos e projetos que podem ser desenvolvidos nas instituições de ensino. Dessa forma, a meta é apresentar o esporte aos acadêmicos que nunca tiveram a oportunidade de treinar em algum clube federado. A iniciativa foi realizada em parceria entre a Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE) e a Federação de Tênis de Mesa do Rio Grande do Sul (FTMRS). Os cinco reais de inscrição que cada atleta pagou serão utilizados na compra de bolinhas para as instituições que participaram do evento.

Apesar do clima de competição e da luta por um lugar ao pódio, os estudantes demonstraram muito respeito e cooperação entre si, dando ao torneio uma caráter de confraternização. O formato de disputa foi o de Rating, em que os atletas classificavam-se para o Rating A, B ou C de acordo com o seu desempenho na fase classificatória, deixando a disputa mais equilibrada. "A liga universitária de tênis de mesa está sendo uma ótima oportunidade para praticantes e acadêmicos conhecerem a modalidade e o nível de competição no RS, pois além de acadêmicos também participam alguns dos melhores atletas da federação. Essa integração com o sistema de ratings consegue estimular a vontade e desempenho dos estudantes em alcançar as categorias mais altas e, apesar das aulas não serem leves, deixam a correria do semestre de lado por um momento de lazer e competição extremamente saudável. Só temos a agradecer aos organizadores pela atenção dada ao esporte, muito obrigado!" - comenta Vinícius Fava, da UNIFIN. "A sensação de ter jogado é maravilhosa." - diz Angélica Rabaioli, da UFRGS.

"A ideia é manter esse evento no calendário esportivo para o próximo ano, proporcionando mais uma disputa entre acadêmicos, além dos JUGS e Copa Unisinos. Nesse evento tivemos um bom número de participantes, para o próximo a meta é atingir o número de 40 atletas e talvez incluir a disputa de duplas."- comenta Humberto Schmidt, responsável pela organização do evento.

A FTMRS agradece a parceria da FUGE na realização da Liga, ações como essa são de extrema importância para o desenvolvimento do esporte.

Resultados:

Resultados Rating A Masculino

Campeão: Carlo Fornari - (UFRGS)

Vice-campeão: Gustavo Silva - UFRGS

Terceiros lugares: Gustavo Utppot (UFRGS) e Vinícius Fava (UNIFIN)

Quintos colocados: Diego de Carvalho (UFRGS), MIlton Cordobes (Anhanguera), Gustavo Gehlen (UFRGS) Brian Kisaki (UFRGS)

Resultados Rating B Masculino

Campeão: Jefferson Vivian (UFRGS)

Vice-campeão: Lucas Mestre (UFRGS)

Terceiros lugares: Vinícius Lenz (UFRGS) e William Ritter (UFRGS)

Resultados Rating C Masculino

Campeão: Matheus Novôa (UFRGS)

Vice-campeão: Gabriel Pellegrini (UFRGS)

Terceiros lugar: Vinícius Ribeiro (UFRGS)

Resultados Rating A Feminino

Campeã: Muriel Rodrigues (UFRGS)

Vice-campeã: Eduarda Fabris (UFRGS)

Terceiros lugares: Angélica Rabaioli (UFRGS) e Laysa Krieck (UFRGS)

Resultado Rating B Feminino

Campeã: Fabiane Schaly (UFRGS)

Vice Campeã: Luana Medeiros (UFRGS)

Terceiros lugares: Jenifer Ramos (UFRGS)

44 visualizações0 comentário
bottom of page