top of page

Tênis de mesa em Santo Augusto: estudante de educação física fomenta o esporte na cidade!



Carlos Alberto Zaro, de 18 anos, sempre gostou de praticar tênis de mesa, porém em Santo Augusto, sua cidade natal, haviam poucas pessoas interessadas na modalidade, no início ele buscava informações sobre o esporte via internet. Ao observar que o esporte precisava de mais adeptos, Carlos começou a incentivar a prática de tênis de mesa entre amigos e familiares que frequentavam a sua casa, onde realizava os treinamentos.

Carlos sempre observou que as crianças da sua escola gostavam muito de jogar e participar de competições de tênis de mesa, a partir daí começou a entrar em contato com professores para instalar treinos fixos para os jovens interessados. Nesse ano, Zaro começou um projeto na Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto, que conta com a participação de 11 crianças que podem treinar em duas mesas oficiais.

Nesse ano, o jovem mesa-tenista passou no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria e está cursando o primeiro semestre de Educação Física. Devido ao seu amor pelo esporte, Carlos está tentando incentivar os demais alunos da sua universidade a praticarem o tênis de mesa, o objetivo é ter uma equipe para disputar torneios universitários no futuro. Além disso, ele atua no Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da saúde (NIEEMS), para fomentar a prática do esporte na cidade de Santa Maria.


A equipe do município de Santo Augusto vem crescendo cada vez mais, graças ao empenho de Carlos, que oferece o treinamento na sua própria casa. Hoje treinam com ele 19 atletas, que já participaram de competições da Liga Norte - RS e do circuito estadual, promovido pela FTMRS. "Quando comecei no esporte tudo era muito difícil, não tinha material nem conhecimento sobre o esporte, muito menos alguém para me treinar. Quero dar a eles essa oportunidade que nunca tive, o tênis de mesa é um esporte fantástico e todos deveriam praticar" - conta o jovem que sonha em trabalhar como técnico da modalidade após a sua formatura.

A Federação parabeniza Carlos Alberto Zaro por toda a iniciativa em prol do esporte, valorizamos a sua garra e devoção para garantir que o tênis de mesa seja apresentado para a comunidade acadêmica da UFSM e aos cidadãos de Santo Augusto. Esperamos que o seu exemplo possa ser seguido por mais jovens e torceremos para que os seus projetos sejam bem sucedidos e que tenha grandes conquistas na carreira!

91 visualizações0 comentário
bottom of page