top of page

Associação Cultural e Esportiva Juvenil de Vale Real é a mais nova equipe federada do RS



Adriano Preis sempre gostou de tênis de mesa, desde o tempo do colégio sempre quis trabalhar na área de esportes, porém não sabia qual seria a modalidade. Ao visitar uma escola, Adriano observou que o tênis de mesa era muito popular entre os alunos e ali viu uma possibilidade como área de atuação profissional. No final de 2015, o atleta que é natural de Santa Catarina e mora em Vale Real desde 2006, buscou aprender mais sobre o tênis de mesa. Começou a treinar em Caxias do Sul com o técnico Alexon Piccolin, que lhe deu todo o suporte necessário e no mesmo ano já começou a competir em torneios estaduais com a equipe de Caxias. Em 2017, Adriano iniciou um projeto de tênis de mesa na sua cidade e conta que o município incentiva e muito as práticas esportivas entre crianças e adolescentes, contando com o apoio total do prefeito Edson Kaspary. Atualmente os treinos contam com a presença de 30 alunos, que já conquistaram diversos títulos e medalhas a nível estadual. No ano passado Adriano participou do Curso de Técnico Nível I da ITTF, ministrado por Lincon Yasuda, coordenador das seleções nacionais.

Um ano depois de iniciar o projeto, após conquistar vários jovens e desenvolver o tênis de mesa em Vale Real, Adriano federou a equipe da Associação Cultural e Esportiva Juvenil. Essa iniciativa, com certeza contribuirá e muito para o crescimento da equipe ao enfrentar oponentes que já estão acostumados com competições fortes.


"Trabalho com esporte porque acredito ser uma boa ferramenta de inclusão e transformação social. Esporte ensina para a vida, aqueles que não forem atletas profissionais, se tornarão ótimos cidadãos.

Afasta os jovens das drogas, do alcoolismo. Se preocupam com a sua alimentação, irão tornar-se pessoas ativas fisicamente. O tênis de mesa é diferente dos outros esportes. As competições são diferentes, o espírito é competitivo, mas todos são amigos e isso me fascina. Atletas profissionais e amadores do tênis de mesa tem atitudes de "Fair play" constantemente." comenta o estudante do oitavo semestre do curso de educação física.

O ano de 2018 está sendo marcante para o tênis de mesa gaúcho, além do fomento da modalidade em Vale Real, tivemos a criação da Liga Norte, com o retorno e o início de diversos mesa-tenistas de diferentes cidades. Essas iniciativas mostram que o tênis de mesa conquista várias pessoas que estão dispostas a ensinar mais sobre o esporte, dessa forma vamos desenvolvendo a modalidade em território gaúcho, de forma consolidada e organizada.

56 visualizações0 comentário
bottom of page