top of page

Palmeira das Missões retorna ao circuito gaúcho de tênis de mesa



O ano de 2018 está sendo marcado pela expansão do tênis de mesa pelo território gaúcho, várias cidades estão desenvolvendo a modalidade e outras já consolidaram suas equipes, participando de torneios da federação estadual. Na região norte a cidade de Carazinho já promoveu dois torneios, a prefeitura de Erechim também realizou uma competição no mês de abril e agora Palmeira das Missões convida os mesatenistas gaúchos a participarem de um torneio que será realizado na cidade em 17 de junho.

Os mesatenistas de Palmeira retornaram ao circuito gaúcho com tudo, já colecionam medalhas em etapas de Grand Slam e torneios estaduais, tanto em categorias de rating como ranking e duplas. A FTMRS conversou com Rodrigo Remor Oliveira para saber mais sobre a história do esporte na cidade e como foi o seu desenvolvimento desde a década de 80 até hoje.


A cidade de Palmeira das Missões já continha adeptos do pingue pongue desde a década de 80. Em 84 ocorreu uma etapa dos JIRGS (Jogos Intermunicipais do RS), na cidade de Cruz Alta, onde puderam participar praticantes das modalidades de pingue pongue e tênis de mesa. A equipe de Palmeira ficou em 3º lugar no estadual e após a participação em um JIRGS os praticantes de pingue pongue, Ney Freire, Carlos Emir (Camarão), Ebes Padilha , Walter Gonçalves (Amizade), Nauro Padilha, Tadeu Soares de Cruz Alta, começaram a migrar para o tênis de mesa e assim fomentaram e desenvolveram a modalidade na cidade.

A equipe local teve o apoio da FGTM, que na época apresentava três chilenoscomo integrantes, o presidente Valdo Lopes Dias, Miguel Lopes Dias, Christian Lopes Dias e Valentino Ramos (Campeão Sul-americano). Após os chilenos deixarem o país, a equipe teve o apoio do então presidente Erik Heyman, no ano de 89. Neste mesmo ano foram convidados dois atletas de Palmeira das Missões, Carlos Emir e Ebes Padilha, para participar da Seleção Gaúcha de Tênis de Mesa que representou o estado no Sul-Brasileiro ocorrido em Porto União-SC. Desde 1987 Carlos Emir (Camarão) tem ensinado tênis de mesa nas categorias de base de forma gratuita. Ele tem sido o principal responsável por fomentar o esporte na região Norte do estado. Em 2011 inaugurou um Centro de Treinamento que foi construído com recursos próprios e conta com 9 mesas, Robo Pong, dois banheiros e área de descanso.


Entre praticantes ativos e inativos a cidade obteve cerca de 50 pessoas, entre 87 e 2001 a equipe contava com cerca de 30 praticantes ativos. Nesse período a equipe de Palmeira das Missões participou quase que mensalmente de campeonatos na região metropolitana. No entanto, o alto custo de deslocamento e a grande distância da cidade com relação à onde ocorrem os principais campeonatos do estado acabaram desestimulando e fazendo com que muitos parassem de jogar Tênis de Mesa. A equipe ficou parada entre 10 e 12 anos, retornou no final de 2017 por incentivo de amigos e ex-alunos, como Maurício Vacaro, Wilson Beskow, Rodrigo Remor Oliveira, João Gabriel Goergen e Ney Freire. O principal motivo pelo retorno é o grande amor pelo tênis de mesa.


A FTMRS parabeniza os mesatenistas da cidade e os demais da região norte pelo incentivo e divulgação do tênis de mesa em suas cidades. Interessados em praticar tênis de mesa em Palmeira das Missões podem entrar em contato via WhatsApp 51 982434429 (Rodrigo), segundo o próprio Rodrigo não é cobrado custo algum, desde que se tenha dedicação e comprometimento!

113 visualizações0 comentário
bottom of page