TODOS OS DIREITOS RESERVADOS FEDERAÇÃO ESPORTIVA E PARADESPORTIVA DE TÊNIS DE MESA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

10 dicas para futuros campeões por Jan-Ove Waldner

Campeão mundial de 1989 e 1997, 4 vezes campeão do mundo por equipes, campeão olímpico de 1992, 7 vezes campeão do top 12 europeu e muitos outros títulos. Ele é considerado por muitos como o melhor jogador de Tênis de Mesa de todos os tempos. Extraído do Livro: "JO-Waldner, quando o sentimento decide" de Jens Fellke, a venda no site Pioneers (ping-pong.com) e American Table Tennis. (americantabletennis.com).

 

1 - Torne-se um jogador completo para ganhar grandes títulos, você deve saber jogar contra todos os estilos de jogo. Consequentemente, você deve regularmente treinar e competir contra aos jogadores de estilos diferentes. Os estilos mais importantes a conhecer são loopers (top spin), atacantes (velocidade) e defensores (backspin). Outro aspecto importante é jogar contra canhotos. Eu lembro que tanto destros como canhotos jogam 85% das vezes contra destros. Para obter sucesso tanto contra destros como contra canhotos requer uma técnica bem desenvolvida e um balanço muito bom.  Eu tive a vantagem de treinar contra canhotos como Mikael Appelgren e Ulf Thorsell em meu primeiro clube. Depois disso, na Seleção Sueca, onde os jogadores canhotos estavam bem representados com: Appelgren, Stellan Bengtsson, Erik Lindh, Ulf Bengtsson, Thomas von Scheele e PeterNilsson.

 

2-Tenha pontos vencedores (armas secretas). O tênis de mesa é um esporte resistente, exercitado sob um nível elevado de stress. Frequentemente você tem que jogar muitas partidas por dia. Consequentemente, é importante poder ganhar pontos de forma simples e rápida. Eu pude sempre confiar em meus saques, frequentemente fazer pontos direto de saque. Alem disso, eu treinei duro para atacar as 3as. bolas com um golpe de forehand. Reserve um tempo para analisar que pontos vencedores você possui e veja quais novas armas vc pode desenvolver!

 

3-Desenvolva uma tecnica de relaxamento. Tente sempre jogar o mais relaxado possivel. Isto aumenta suas possibilidades jogar relaxado mesmo em situações complicadas e ao mesmo tempo diminuir a possibilidade de pontos? Pessoalmente, eu procurei evitar os pontos longos, que foi a principal razão de eu ter me mantido entre os tops por anos.


4-Jogue muito enquanto estiver jovem. O tênis de mesa requer grande coordenação motora e destreza. Consequentemente importante que você aprenda a técnica tanto quanto possível antes da idade de aproximadamente 13 anos. Enquanto você puder, pratique e participe de competições frequentemente. Use sua imaginação continuamente tentando novos golpes, sempre durante as partidas. Tente uma estratégia nova no meio de um jogo. Considere um empate de 10-10 num jogo e decida como um desafio testar seu saque mais eficaz, ou uma nova recepção de saque. Lembre que sua carreira no tênis de mesa é longa. Quando estiver triste por causa de uma derrota, tente pensar no próximo torneio e de que forma vc pode melhorar seu jogo.


5 - Os três tempos de golpear a bola: Muitos jogadores dominam o jogo somente em um ou dois tempos. Minha recomendação é que você pratique consistentemente o jogo de todos os três tempos da bola.

Tempo 1 - a bola em sua ascendência: Você deve golpear a bola antes dela atingir seu ponto mais alto. Você pode aprender a usar golpes curtos e rápidos com um pequeno balanço.

Tempo 2 - A bola no ponto mais alto: Você deve aprender a usar técnicas relaxadas quando golpear a bola no ponto mais alto. Uma grande variedade de golpes podem ser aplicados com sucesso nessa situação.

Tempo 3 – A bola na descendente: Vc golpeia a bola quando ela estiver caindo. Este tempo requer uma técnica onde vc deve usar um movimento longo de braço antes do impacto com a bola.

 

6 - Observe bons jogadores Estude o Tênis de Mesa quanto mais vc puder. Assista vídeos, tanto seus como de jogadores de alto nível mundial. Particularmente, eu procurava estudar o jogo do hungaro Tibor Kamplar. Seus movimentos de pulso e batidas na bola eram de extraordinária qualidade. Estudando um bom numero de jogadores chineses, eu aprendi a apreciar a importância de desenvolver saques efetivos. Tente imitar determinados jogadores para compreender melhor as vantagens e desvantagens dos diferentes estilos de jogo, empunhaduras, movimentos etc. Na seleção sueca, nós treinamos durante anos imitando os estilos de diferentes jogadores. Erik Lindh era um mestre em imitar muitos de nossos adversários.


7 - Analise seus adversários. Somente quando vc enfrenta um adversário pela primeira vez que vc pode, por exemplo, observar seu loop de forehand. Portanto, procure o auxilio de seus colegas que já enfrentaram aquele jogador. Converse sobre os detalhes do jogo dele. Lembre-se que há várias formas de vencer partidas no Tênis de Mesa. Quanto mais preparado vc estiver, melhores serão suas chances de vencer. Os detalhes do jogo as vezes parecem minúsculos, mas sempre os melhores jogadores sabem aproveitar estas situações.

8 - Use a cabeça. A força mental é um assunto amplo e importante, e talvez seja o aspecto mais difícil a se desenvolver com o treinamento. Pessoalmente, eu desenvolvi uma forma de pensar e agir que acredito que sejam parte de minha personalidade. O ponto de partida deve ser vc mesmo, na minha opinião. A força mental baseada na experiência e conhecimento adquirido acerca de seu esporte. Escute os conselhos das pessoas em quem vc confia, mas lembre-se: no final a decisão é sua. Quando eu era jovem, eu estudava com detalhes os jogadores suecos bem sucedidos, incluindo Bjorn Borg (tenista) e Ingemar Stenmark (esquiador). Eu ficava impressionado como eles ficavam calmos quando competiam. Com o passar dos anos, eu aprendi a analisar minhas derrotas e esquece-las o mais rápido possível e sejam confiantes.


9 - Seja respeitador: Uma partida de tênis de mesa é decidida de forma muito rápida, e isto faz com que muitos jogadores desrespeitem seus oponentes, por não terem absorvido a derrota. È importante saber perder e mostrar respeito pelo seu adversário. Quer eu vença ou perca, minha estratégia foi a de sempre ser humilde.

 

10 - Pense a longo prazo: Para concluir, eu gostaria de enfatizar que necessário um tempo muito longo para se formar um bom jogador de tênis de mesa. Sempre existem novas coisas a se aprender. Tente pensar a longo prazo e evitar se focalizar muito em resultados, quando vc estiver jovem. Se vc aspira competir com os melhores, vc deve caminhar por uma estrada estreita. Vc deve mentalizar que somente uma grande quantidade de treinamento, e treinamento forte, o conduzirá seu objetivo. Este principio aplica-se ao treino na mesa e ao condicionamento físico. Entretanto, não se esqueça de guardar um tempo para se divertir e para experimentar um pouco. Ocasionalmente, vc poderá descobrir jogadas para utilizar nas partidas.

 

Boa sorte !

Jan-Ove Waldner