top of page

Unipampa é a nova filiada da FTMRS

Ligas dos campus de São Borja e Bagé estão aptas a disputar competições estaduais e nacionais.


Por Leonardo Cantarelli

100% Esporte Marketing Esportivo e Comunicação

 

A Universidade Federal do Pampa, através dos campus de São Borja e Bagé, se filiou  à FTMRS, e está apta a disputar competições estaduais e nacionais.  Esta adesão mostra que o tênis de mesa gaúcho está cada vez mais se expandido por todo o estado.


Unipampa agora é FTMRS!


Saulo Menna Barreto, que é técnico desportivo da universidade e atua junto ao PRODAE (Pró-Reitoria de Desenvolvimento  e Assistência Estudantil) da Unipampa,explica que como parte da politica esportiva da instituição a Pró-reitoria busca estimular e potencializar projetos que integrem alunos e esportes. Além dos objetivos de fomentar a prática de atividade física e o bem-estar físico e mental dos alunos, esta política também divulga as modalidades através da universidade, e também, fazer o nome da instituição ficar mais conhecido, através das competições.


Em 2015, o campus de São Borja recebeu uma mesa de tênis de mesa que ficava a disposição dos estudantes. William de Sousa Bernardes, conhecido como William do Nude, viu ali a chance de criar uma liga e contou com a participação do professor Evandro Guindani.


“Meu contato com o tênis de mesa começou com 7 anos, em Joaçaba/SC, minha cidade-natal.  Desde então, me apaixonei pelo esporte e por onde andei, sempre procurei local para jogar. Vim para São Borja em 2012 , para dar aula na Unipampa, e aproveitei que havia o projeto de tênis de mesa e resolvi participar da liga.”, afirmou Guindani, 49 anos,  em entrevista ao tenisdemesagaucho.org.


“Em 2015, eu passei a ter um contato maior com o tênis de mesa e para divulgar o esporte criamos a Litusb (Liga de Tênis de Mesa Unipampa Campus São Borja) e anualmente fazemos um torneio no município”, revelou William de Sousa Bernardes, que tem a alcunha ‘Nude’, por trabalhar no Núcleo de Desenvolvimento Estudantil (Nude) da Unipampa.


Em 2024, William foi destaque ao ser escolhido pela ITTF Foundation como Promotor do Dia Mundial do Tênis de Mesa. 35 atletas foram selecionados pela entidade que comanda a modalidade e o mandatário da Litusb foi o único brasileiro eleito.


William do Nude com o troféu de Promotor dado pela ITTF Foundation. Imagem: LiTUSB/Redes Sociais.


“A ITTF tem uma fundação que cuida da parte social do esporte. Desde 2022 eles fazem o Dia do Tênis de Mesa (23/04) e a ideia de quem se inscreve é fazer uma ação para divulgar a modalidade. Este ano, havia o tema ‘Diversidade e Inclusão’, eu me registrei, vi que havia critérios bem rigorosos para concorrer e mostrei que poderia corresponder às propostas deles. Eu acabei sendo eleito e com o dinheiro obtido, investi em materiais para melhorar a estrutura de treino na universidade e fiz um torneio com cobertura da mídia (uma das exigências do concurso)”, afirmou o atleta de 35 anos.


Em 2023, Guindani foi transferido para Bagé, e está semeando o mesmo propósito que teve em São Borja. A ideia de se filiar à FTMRS partiu dele, pois, acredita que o vínculo trará credibilidade ao projeto e mais pessoas se interessarão pelo esporte.


“Esta ideia eu tinha há alguns anos e ela amadureceu quando vim para Bagé. Aqui criei o ‘Unipampa na Escola-Unipong’, cuja finalidade é divulgar os cursos da Unipampa para alunos do ensino médio, através do tênis de mesa. Há alunos do campus de Bagé que são mesatenistas e vão às escolas de ensino médio convidar os estudantes a treinarem com a gente. Ao passarmos a dizer que somos federados, vai dar uma credibilidade maior ao nosso projeto e poderemos conseguir mais parcerias para ampliá-lo, divulgá-lo e ter mais gente competindo. Temos um projeto de inclusão social através do esporte e com essa filiação, vamos levar o tênis de mesa para as periferias da cidade, além claro, de trazer mais alunos para a Unipampa”, explicou Guindani.


Guindani (boné e jaqueta escura) com alunos do tênis de mesa de Bagé. Imagem: divulgação.


“Nesta temporada, já tivemos bons resultados. A minha filha, Sofia, que é aluna da EEEM Frei Plácido que participa do nosso projeto, foi vice-campeã infantil dos JERGS (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul), enquanto o outro aluno, Raphaell Nunes e Silva, foi segundo colocado do JIFS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul). Isto mostra que temos potencial aqui e com mais estrutura, apoio (público e privado) podemos ir mais longe. Podemos disputar competições estaduais, nacionais...”, continuou.


“A Unipampa tem 10 campus, mas só dois possuem equipes. Nos outros 8, há mesas, mas sem uma organização mais estruturada. Entretanto, se pratica tênis de mesa em todos os locais, inclusive com alunos que possuem experiência na modalidade. Todo ano, realizamos os jogos universitários da Unipampa  e durante 2 dias, em um dos nossos campus, ocorrem jogos de modalidades coletivas e individuais entre alunos de todas os campus e o tênis de mesa é uma destas modalidades. Sempre temos representantes dos 10 campus nos jogos  e  Isso faz com que os alunos se sintam estimulados a competir. Agora que estamos federados, vamos tentar disputar mais torneios. Essa será a nossa intenção. Capacitar, qualificar, dar visibilidade a eles e que tenham oportunidade de disputar competições. Eles tendo destaques, se tem mais visibilidade e ficará mais fácil conseguir recursos financeiros para os nossos projetos e estruturar ainda mais as nossas equipes”, finalizou Saulo Menna Barreto, que é formado em Educação Física pela UFRGS, e possui mestrado nesta área pela UFSM.

 

 

Serviços:

São Borja:

Local e horário de treinos:

Campus I, Sala 1104, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h.

 

Bagé:

Local e horário de treinos:

Campus Unipampa, sábado, a partir das 14h.

 

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page