top of page

Sapucaia do Sul se prepara para receber a 7ªetapa do Estadual de 2024

Atualizado: 18 de out. de 2024

125 atletas se inscreveram para a edição que ocorrerá na cidade localizada no Vale dos Sinos.


Por Leonardo Cantarelli

100% Esporte Marketing Esportivo e Comunicação


Neste final de semana, 19 e 20/10, ocorrerá no Ginásio Municipal de Esportes Kurashiki, em Sapucaia do Sul, a sétima etapa do Campeonato Gaúcho de 2024. No sábado, as partidas começarão às 13h (horário de Brasília), enquanto no domingo, a competição tem início às 8h (horário de Brasília).


Alvano Camargo e Jorge Fanck com alunos do Projeto Tênis de Mesa de Sapucaia do Sul.


Será  o terceiro ano seguido, que a cidade do Vale dos Sinos será sede de uma edição estadual de tênis de mesa. A primeira ocorreu em 2022, juntamente com a criação do Projeto Tênis de Mesa Sapucaia do Sul. Embora, ainda seja uma escolinha de treinamento nova, ela é comandada por um veterano do tênis de mesa gaúcho: Alvano Camargo.  Seu elo com a modalidade é o seu pai, Aldrovano Camargo, que desde a década de 1950 se dedicava ao ofício, passando a disputar campeonatos e fazer treinamentos em São Leopoldo (terra natal da família Camargo), criando uma sede na Sociedade Ginástica.


Técnico Alvano Camargo com alunos EMEF Justino Camboim, em uma exposição sobre tênis de mesa em Sapucaia do Sul.


Na década e 1990, Albair, primogênito de Aldrovano, assumiu o comando e seu irmão, Alvano Camargo passou a se dedicar com mais intensidade.  Em 1997, este fez treinamentos na Clínica Fran TT, em Piracicaba/SP e com Marcos Yamada em São Paulo/SP.


“No final dos anos 90, tive uma dedicação maior com o tênis  de mesa, tanto como jogador, quanto treinador. Em 1999, fui campeão estadual, do JIRGS (Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul) e também de jogos universitários”, relembrou Alvano, que é formado em Educação Física pela Unisinos e tem pós-graduação em Fisiologia do Exercício pela FMU e técnico desportivo pela UFRGS.


Em São Leopoldo, dentre os seus alunos, quem mais se destaca é Jorge Fanck, que em 2024 foi técnico da Seleção Brasileira Feminina nos Jogos Olímpicos de Paris.

Embora ainda incipiente, o projeto em terras sapucaienses é importante para colocar o município no mapa do tênis de mesa gaúcho.


“Nesses três anos do Projeto, eu tenho atletas que já mostraram uma boa evolução  e outros ainda em desenvolvimento. Com os alunos aprendendo, gostando e evoluindo, eles acabam chamando os amigos para treinar e isso vai aumentando o número de participantes na cidade. O torneio aqui também é uma forma muito importante de divulgar o tênis de mesa e acredito que o desempenho do tênis de mesa brasileiro nos Jogos Olímpicos (especialmente com o Hugo Calderano, com um histórico quarto lugar) está fazendo com que mais gente queira se aproximar do esporte”, finalizou Camargo.


Para quem tiver interesse em participar dos treinamentos em Sapucaia do Sul, eles ocorrem nas segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h30, na Praça da Juventude.


Imagens: divulgação.

58 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Marco Antônio Menezes Bandeira
Marco Antônio Menezes Bandeira
Oct 18, 2024

Parabéns pelo projeto, Alvano!

Mais uma grande matéria, Cantarelli! Parabéns!

Like
lpcantarelli
Oct 18, 2024
Replying to

Muito obrigado,Bandeira por todo apoio e dedicação que dá ao tênis de mesa gaúcho. É um exemplo a ser seguido. Abraço.


Like
bottom of page