top of page

Encontro de Veteranos é a grande marca do Challenge Plus de Porto Alegre

Evento, que conta com um jantar especial,  tem como meta unir o tênis de mesa brasileiro


Por Leonardo Cantarelli

100% Esporte Marketing Esportivo e Comunicação


Quando o calendário do tênis de mesa brasileiro é divulgado, muitos veteranos procuram saber a data que ocorrerá o TMB Challenge Plus de Porto Alegre. O motivo? O encontro que é realizado ás vésperas da competição, reunindo mesatenistas a partir dos 40 anos em uma competição amistosa, seguida de um jantar de confraternização.


Encontro de Veteranos de 2023. Imagem: Divulgação/Rede Social.


O Encontro de Veteranos ocorre desde 2017 na SOGIPA. As três primeiras edições foram na véspera da Copa das Federações, conhecia popularmente por ‘São Léo Open’, que ocorriam em São Leopoldo. Com o surgimento do Challenge Plus e a sede sendo a capital gaúcha, ficou mais fácil reunir todos em uma cidade.


O organizador do evento é João Carlos Irigoyen, que entre 2008-23 foi coordenador nacional dos veteranos da CBTM, além de já ter presidido a FTMRS. Embora, ele tenha assumido a ‘chefia do rolê’ e ter feito uma marca do tênis de mesa gaúcho,o primeiro encontro não foi no Rio Grande do Sul, mas, em São Paulo.


“O primeiro evento foi em São Paulo. O Marcos Yamada (sócio-proprietário da Butterfly Brasil) se ofereceu para organizar e usar o Itaim Keiko como sede. Pouco tempo depois, o Ademir Monteiro, durante uma Copa do Brasil em Concórdia fez o segundo encontro. Aí em 2017, eu fiz em Porto Alegre e desde então, os encontros seguem aqui”, relatou Irigoyen, em entrevista exclusiva ao blog tenisdemesagaucho.org.


Essa ideia de fortalecer o tênis de mesa entre os veteranos surgiu em 2007, quando o Rio de Janeiro seria sede do Mundial de Veteranos em 2008 e o Brasil não tinha um quadro de participantes regulares e federados.


“Eu estou no tênis de mesa desde 2002 e eu percebia que poucos veteranos disputavam os torneios nacionais. Havia etapas que tinham só 6 inscritos. Quando anunciaram que o Brasil sediaria o evento em 2008, eu vi que precisava incentivar o pessoal a participar. Iria ser um mico enorme, o país sede sem nenhum representante! Como assim?  Essa era uma preocupação da CBTM também. Então, fizemos um projeto e eu viajava o Brasil, para falar da importância de estarmos representando o país no Mundial. No início, alguns atletas foram mais resistentes, por não estarem satisfeitos com algumas questões da CBTM e eu dizia que tínhamos que pensar a favor dos veteranos. Que dependia só de nós para ter um tênis de mesa de veteranos forte e unido. Um ano depois, 144 mesatenistas participaram do Mundial”, emendou Irigoyen, que contou com uma ajuda especial para este trabalho.


“Enquanto havia alguns que duvidavam do meu projeto, o Biriba (lenda do tênis de mesa nacional), dizia que eu passava credibilidade e que todos deveriam dar uma chance a mim. Pela referência que é o Biriba, isto foi importante para todos confiarem nas minhas intenções”, continuou.


Em 2016, com a consolidação do aplicativo ‘Whatsapp’ como principal ferramenta de comunicação, João Irigoyen criou um grupo para reunir os veteranos interessados em disputar o Mundial em Alicante (Espanha). O agora, ex-mandatário da FTMRS, era responsável por informar sobre as inscrições, logísticas, uniformes, além de dúvidas pontuais que poderiam surgir.  54 membros participaram deste grupo. No momento, há 330 integrantes, e de todo os cantos do país.


“ A ideia é promover o tênis de mesa, incentivar a prática entre os mais velhos e criar laços de amizade. Tanto que o nome do grupo é: ‘Veteranos do Brasil: Amigos movidos por uma paixão: tênis de mesa.’ A ilustração é uma imagem da raquete Biriba, da Butterfly”, explicou.


Premiação do Absoluto A de 2023. Imagem: Divulgação/Redes Sociais


O encontro será no dia 15 de novembro a partir das 9h. Há o torneio individual e o de duplas. No individual, há 40 mesatenistas confirmados até o momento. Eles serão divididos em 10 grupos de 4 e todos jogarão entre si em suas respectivas chaves. Os líderes jogarão o Rating A, enquanto os vice disputarão o B, os terceiros posicionados o C, enquanto os lanternas jogarão o D. Já o torneio de duplas, a grande atração, é que os participantes só saberão seus pares na data. O melhor ranqueado dentre os inscritos será parceiro do que estiver menos pontos. O segundo melhor estará com o penúltimo pontuado e assim por diante. A ideia é dar mais equilíbrio a competição e evitar que duplas fortes se unam e não tenha o desafio técnico.  Já o regulamento prevê eliminatória dupla: perdeu dois jogos está desclassificado.


Após as premiações, ocorre o jantar de confraternização. O cardápio? Churrasco.


“Eu chego a sugerir no grupo de whatsapp, algum outro tipo de comida, mas o pessoal sempre fala que quer churrasco. Povo vem de Minas Gerais, da Bahia, eles falam que no Rio Grande do Sul querem comer churrasco. Então, seguiremos nessa toada. Este ano, o Giano Jardim Lopez (atleta da Sogipa) ficará encarregado da churrasqueira. Vai ter costelão, vazio, cupim, salsichão, pão de alho e farofa com bacon. Já como sobremesa haverá mousses e pudins”, afirmou Irigoyen, que é diretor do departamento de tênis de mesa da SOGIPA.


O jantar de confraternização é uma das grandes atrações do evento. Imagem: Divulgação/Redes Sociais


“Eu sei de pessoas que vem para cá, só para participar do encontro. Nem jogam o Challenge. Há outros que estão vindo apenas para o jantar. Nem do torneio que a gente organiza, eles participam”, continuou.


João Irigoyen é o elo que une os veteranos do Brasil. Imagem: FTMRS.


Para que todos possam se divertir durante o torneio, desfrutar da gastronomia gaúcha e repousar tranquilamente, há um acordo com a CBTM, para que os jogos dos veteranos no sábado aconteçam mais tarde. Dependendo da categoria que estiverem, haverá partidas a partir das 10h. Outras, irão iniciar apenas às 13h.


Participantes do evento de 2019. Imagem: Divulgação/Rede Social.


“ Eu faço campeonato para fominha mesmo. O atleta sabe que no Encontro vai poder jogar 8 partidas. Ou seja, vai viajar e jogar bastante. Depois, haverá uma farta comida para todos. Isso une o tênis de mesa e até motiva alguns a se envolverem mais com a modalidade , e quererem disputar mais competições, e chamando amigos para conhecerem o esporte. Já teve gente que me falou: ‘ O João faz o melhor evento do Brasil. Já no aguardo do próximo’”, finalizou Irigoyen.

 

Colaboraram: Marco Bandeira

Marco Dill

 

132 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Daniel Buttow
Daniel Buttow
Nov 13

Satisfação poder participar do Encontro de Veteranos mais uma vez em 2024! Participei em 2023 e a amizade entre todos atletas é contagiante!

Like
lpcantarelli
Nov 27
Replying to

Que bom que tenh gostado dos encontros. Já ficamos no aguardo para 2025. Abraços. FTMRS.

Like
bottom of page