top of page

Em seu primeiro Pan-Americano, Vicky fatura 2 títulos e 3 medalhas, e já foca no Mundial da Súecia

Atleta gaúcha se sagrou campeã por equipes e dupla feminina, no Pan-Americano sub-19, em Lima, no Peru.


Por Leonardo Cantarelli


O grande destaque brasileiro no Pan-Americano realizado em Lima, foi o time sub-19 feminino, que se sagrou campeão por equipes e em duplas. Uma das integrantes, foi a gaúcha Victoria Strassburguer, que além dos ouros conquistados, foi semifinalista no individual.


Entretanto, para chegar bem ao evento no Peru, a mesatenista de Ivoti/RS, precisou passar em junho por uma cirurgia de tumor na rinofaringe, amídalas e desvio de septo. Por conta disso, a atleta de 19 anos necessitou ficar um mês longe das mesas, tendo somente um mês para recuperar a forma física e chegar bem em sua primeira convocação para um Pan-Americano. A recompensa desse período foram 2 títulos e 3 medalhas.


"No período de recuperação da minha cirurgia, eu foquei bastante na parte mental e análise de jogos. Era o que eu poderia fazer, enquanto repousava em casa. Depois, fiquei um mês recuperando a parte física e o ritmo de jogo, para chegar bem no Pan-Americano. Eu sabia que seria uma competição difícil, pois, teríamos rivais como EUA, Canadá e Porto Rico, que possuem jogadoras muito fortes e só a campeã por equipes iria garantir vaga no Mundial da Suécia. Desde o início, o nosso time lutou por cada ponto. Vencemos as anfitriãs e a Guatemala, na fase de grupos, depois pegamos bye nas quartas de final, em seguida passamos pelo Chile na semifinal e tivemos as canadenses na decisão. Era uma adversária difícil, mas ganhamos por 3x0, o que valoriza ainda mais essa inédita conquista. Ao término da competição, a Giulia Takahashi ( a mais experiente) disse que estava há 3 anos buscando por esse título e que finalmente tinha conseguido. Para mim , primeiro Pan, e depois do que passei, foi memorável. Agora é se preparar para o Mundial em novembro para fazer a melhor campanha possível para o Brasil", disse Strassburguer, em entrevista exclusiva ao blog tênis de mesa gaúcho.


Vicky com as 3 medalhas (2 de ouro e 1 de bronze) obtidas no Pan-Americano sub-19 de Lima. Imagem: Divulgação/Vicky Strassburguer.


A atleta da SOGIPA ainda se mostrou satisfeita com o título de dupla feminina e por conseguir chegar até a semifinal do individual.


"Eu nunca havia jogado dupla com a Giulia Takahashi e foi um desafio bem grande. Mas conseguimos nos entrosar e acabamos campeãs. Já no individual, o mais marcante para mim foi ter vencido uma porto-riquenha muito forte (Edmarie León) nas quartas de final, por 4x1, que me garantiu um lugar no pódio (o título ficou com Briana Burgos, de Porto Rico). Estar entre as melhores do continente me deixou muito feliz", emendou Vicky.


O Mundial Juvenil de Tênis de Mesa acontecerá entre os dias 22 e 29 de novembro, em Helsingborg, na Suécia.

69 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page