O Japão é um dos países com mais tradição no circuito mundial de tênis de mesa, aproveitando a viagem que faz por lá, Daniela Yano, mesa-tenista da Sogipa, participou de um treino na Musashino High School, na cidade de Tóquio.
A escola oferece ensino fundamental e médio e apenas meninas podem se matricular na instituição. Dani relata que as meninas treinam de segunda a segunda, das 13 às 18 horas. Pela manhã ocorre a aula normal, as alunas almoçam na escola e a tarde vão direto para o treino, ao término das atividades o jantar é oferecido para as atletas. As aulas ocorrem até sábado durante a semana e no domingo as meninas comparecem para seguir com os treinamentos de tênis de mesa.
"São elas que organizam tudo, desde o aparador até as bolinhas, guardam os catadores de bola, e são muito independentes dos técnicos, mesmo as bens novinhas! Das 13 até às 14 horas, não tinha nenhum técnico, e nós corremos, alongamos, e fizemos lançamento entre nós! Os técnicos foram chegando depois e tinha um sparring, mas eles vão só dando umas broncas e corrigindo, quem dirige mais o treino era a mais velha das meninas. O nível é muito forte, eu treinei com as mais velhas, mas mesmo as mais novas já treinavam super bem! A bola é mais rápida, e tinham duas cateiras! Depois do treino, nós corremos 5 minutos muito rápido, fizemos ponte e demos duas voltas no ginásio fazendo um exercício. Foi uma experiência bem legal!" comenta Dani.