De 29 de março a 1º de abril ocorreu a Copa Brasil Sul-Sudeste-I em Concórdia-SC, evento nacional de alto nível em que a delegação gaúcha esteve mais uma vez presente. Os gaúchos foram representados pelas seguintes equipes: Clube Comercial de Carazinho, ACENB-Ivoti, Tinoco Esportes (Caxias do Sul), Sogipa (Porto Alegre) e Sociedade Ginástica de São Leopoldo.
Os clubes gaúchos enviaram uma delegação de 25 componentes, entre atletas e técnicos, que disputaram categorias de rating, ranking e paralímpico. Ao total foram 14 medalhas conquistadas na competição e na colocação geral o destaque foi a Sogipa em 6º Lugar, seguido da ACENB-Ivoti em 14º e da Sociedade Ginástica de São Leopoldo em 31º, participaram 60 clubes na competição olímpica. Na competição paralímpica a equipe Tinoco Esportes obteve a 21º colocação.
Comentários dos atletas:
Matheus Krüger (SGSL): "Essa Copa Brasil, dentre algumas que eu fui, penso que foi a melhor. Pois todo mundo se ajudou e se esforçou ao máximo para atingir seus objetivos, ficou claro que estamos melhorando. Me surpreendi bastante com o nível apresentado dos guris e das gurias. Mesmo eu não jogando bem, saí de la muito feliz, pois vi que estamos andando no caminho certo e acredito muito que o TM do RS vai brilhar demais. Me deu ainda mais vontade de estar junto e fazer parte, pois nós estamos fazendo história."
Daniel Sukop (Sogipa): "Eu acho q o principal da competição foi a nossa união, mesmo depois de ter perdido alguns jogos nós já estávamos torcendo por aqueles que estavam jogando. E isso também chamou a atenção de outros técnicos que parabenizaram o Fanck por isso. A gente se dividia em quem ia torcer por quem caso mais de um estivesse jogando e isso realmente ajudou todos nós no campeonato. Todos tiveram uma atuação muito boa, pois mesmo em jogos difíceis lutavam para ganhar o jogo."
Bruno Setogutti (Sogipa): "Foi uma experiência muito boa, pois foi uma ótima oportunidade de conhecer pessoas novas e principalmente o jogo delas, espero poder voltar com toda a galera! Consegui amadurecer um pouco durante o torneio vendo todos dando o seu melhor e torcendo para os colegas. Os jogos foram muito bons comparado com a última Copa Brasil (Maringá) que pude participar. A copa de Concórdia foi a minha segunda copa, então já sabia mais ou menos o que esperar, mas o que mudou da última copa para esta foi o sentimento de união que adquirimos ao longo dos treinos e de ajudar o colega que estava jogando. Este sentimento é algo que o RS possui!"
Com certeza essa foi uma das melhores participações das equipes do RS em um evento nacional, em questão de número de atletas e resultados obtidos. Isso demonstra a evolução não só dos clubes, mas também da FTMRS de uma maneira geral. Parabéns aos competidores, técnicos e familiares que participaram do evento!
Resultados:
Rating I Feminino: Thaís Tanaka Campeã (ACENB-Ivoti)
Rating E Feminino: Tainara Tanaka 5º Lugar (ACENB-Ivoti)
Rating B Feminino: Daniela Yano Vice-campeã (Sogipa)
Rating A Feminino: Lívia Lima Vice-campeã (Sogipa)
Rating I Masculino: Murilo Bandeira 5º Lugar (Sogipa)
Rating J Masculino: Matheus Krüger 5º Lugar (SGSL)
Rating L Masculino: João Model 3º Lugar (ACENB-Ivoti) e Bruno Bandeira 5º Lugar (Sogipa)
Rating N Masculino: Henrique Loge 5º Lugar (Sogipa)
Rating O Masculino: Daniel Sukop 5º Lugar (Sogipa)
Infantil Feminino: Thaís Tanaka 3º Lugar e Tainara Tanaka 5º Lugar (ACENB-Ivoti)
Juvenil Feminino: Daniela Yano 3º Lugar (Sogipa)
Absoluto A Feminino: Lívia Lima 3º Lugar (Sogipa)
Absoluto D Masculino: Murilo Bandeira 3º Lugar (Sogipa) e Matheus Krüger 5º Lugar (SGSL)
Absoluto E Masculino: Bruno Bandeira Campeão (Sogipa), João Model Vice-cempeão (ACENB-Ivoti) e Henrique Loge 5º Lugar (Sogipa)
Veterano 6 Masculino: João Irigoyen 3º Lugar e Marco Dillenburg 5º Lugar (Sogipa)
Veterano 7 Masculino: Luiz Costa Campeão (SGSL) e Luis Lima Vice-campeão (Sogipa)
Classe 8 Masculino: Alexon Piccolin 3º Lugar (Tinoco Esportes)