Especial Ano Olímpico - Paulo Tanaka


Nome: Paulo Toshio Tanaka Empunhadura: Caneta, Classineta, Clássico Equipe: ACENB Ivoti/ BUTTERFLY

1 - Quando começou a prática do tênis de mesa? Por qual motivo?

Comecei no TM em 2010, até então brincava com a gurizada da colônia numa mesa de ping pong desde 2006, quando eles evoluíram e começaram a passar de mim, pedi para que procurassem alguém para ensinar e desenvolvê-los. Encontraram um jovem muito apaixonado pelo TM, parecia muito jovem, mas se mostrou muito experiente e determinado. Para demonstrar ele trouxe um jovem de descendência japonesa e logo nos identificamos muito com ele e assim conhecemos estes dois que na época suponho eram os melhores atletas de TM no estado. Nossos primeiros ídolos do tênis de mesa: Jorge Fanck Jr. e Waldson Takeo Watanabe.

2 - Qual o campeonato mais marcante na tua carreira?

O campeonato mais marcante ao qual participei foi o Campeonato Brasileiro de 2014 em Joaçaba SC, onde pude participar juntamente com o Jorge na equipe Gusch e na categoria adulto, onde joguei com Thiago Monteiro.

3 - Quem é o teu ídolo no mundo dos esportes?

O eterno Airton Senna.

4 - Comente sobre uma edição dos Jogos Olímpicos que foi inesquecível para ti?

A Olimpíada mais marcante foi marcada por boicotes de várias delegações em protesto a invasão da União Soviética ao Afeganistão, mas no encerramento desta Olimpíada, o mascote Misha deu seu adeus de uma forma tão humana que por mais que o tempo passe ainda me emociona.

5 - Tens um sonho ou objetivo relacionado ao tênis de mesa ?

Quando comecei a levar a gurizada da colônia nos torneios, e via o quanto era importante a presença de técnico numa partida, meu objetivo era um dia chegar aos pés do Humberto Schmidt, que passava instruções ao seu pupilo e companheiro de equipe, via a minha incapacidade de ajudar meu guri, acabamos perdendo. O sonho de me tornar técnico consegui realizar. Agora tenho sonhos mais audaciosos, altos, muito altos, que é de algum dia poder ajudar um atleta gaúcho a chegar no pódio da categoria principal do TM brasileiro seguindo o nosso lema: Não tá morto quem peleia!!!



43 visualizações

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS FEDERAÇÃO ESPORTIVA E PARADESPORTIVA DE TÊNIS DE MESA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL