top of page

Tênis de Mesa X Pingue-pongue

    Esta é uma pergunta que é feita a todos os jogadores de Tênis de Mesa, principalmente aqui no RS, onde o pingue-pongue é muito forte. Aqui no RS as coisas ficam um pouco mais complicadas, pois além da Federação de Tênis de Mesa do RS, ainda há a Federação Gaúcha de Pingue-Pongue, com regras, regulamento e campeonatos, tudo bem organizado como no Tênis de Mesa.

A principal diferença entre os dois é que o TM é um esporte Olímpico, isto é, tem suas regras unificadas no mundo inteiro. Já o pingue-pongue é algo mais regional, aqui no RS é muito forte, mas subindo para o norte do país e no restante do mundo, o PP não passa de uma prática de lazer do TM.

     Sobre as diferenças na prática entre o TM e o PP do RS, também são muitas: Começando pela raquete; no TM é obrigado que a raquete seja revestida com uma camada emborrachada, o que dá velocidade e efeito na bolinha, já no PP a raquete deve ser totalmente de madeira, não podendo haver nenhum revestimento. Outra diferença importante é na execução do saque. No TM a bolinha deve ser arremessada para cima, entrar em contato com a raquete, com o seu lado da mesa e depois ir para o lado do adversário, podendo ser realizado com qualquer velocidade, força, efeito e direção. Já no PP o saque é rebatido diretamente para o lado do adversário, sendo sempre colocado no meio da mesa e a resposta tendo que voltar no meio também, aí sim, é liberado todos os golpes. O saque e a resposta no PP nunca podem ser forçados.

    Outra diferença no material de jogo é a mesa e a rede. No TM a mesa é mais baixa, mais curta e um pouco mais larga. A rede no Tênis de Mesa vai 15 cm além da largura da mesa, podendo a bola passar por fora e por baixo deste prolongamento. Já no PP a rede tem duas hastes, como no voleibol, tendo a bola, que passar sempre por dentro desta delimitação.

Sobre o sistema de disputa e pontuação, também há grandes diferenças, o TM é praticado nas modalidades de dupla (cada atleta deve bater alternadamente na bola), equipe e individual, sendo disputados jogos em melhor de 3 sets (escolar), 5 sets (nacional ) e 7 set (mundial), até 11 pontos, sempre tendo de abrir uma vantagem de dois pontos para fechar o set. O PP tem as disputas no individual, duplas, trio e quinteto. Mas o mais praticado é em trios, onde quem ganha o ponto fica na mesa, se perder, sai, dando espaço para o companheiro de equipe e assim por diante. Nessa modalidade a pontuação é de melhor de 3 sets até 25, caso precise do terceiro set, ele é disputado até 15 sendo preciso abrir dois pontos de diferença. O PP ainda tem algumas variações de pontuação, dependendo do torneio.

     Estas são as principais diferenças entre estes dois belos esportes. Claro que há muita rivalidade entre os praticantes de TM e PP, mas o que podemos perceber, é que apesar das diferenças, o objetivo é o mesmo, passar a bola para o outro lado e conquistar o ponto.

bottom of page