Gustavo Tsuboi fica entre os 16 melhores na Copa do Mundo de Tênis de Mesa



De 19 a 21 de outubro ocorreu a Copa do Mundo Masculina de Tênis de Mesa, na Disneylândia de Paris. O evento contou com a participação dos melhores mesa-tenistas da atualidade, e representaram o Brasil os atletas Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano e os técnicos Jorge Fanck e Jean René Mounie.

Infelizmente Calderano não conseguiu passar da fase de grupos, pois perdeu as duas partidas contra Emmanuel Lebesson por 4 a 3 (9/11, 11/9, 11/7, 11/7, 9/11, 10/12 e 8/11) e Vladimir Samsonov, por 4 a 1 (12/10, 9/11, 7/11, 12/14 e 11/13). Por outro lado, a estrela de Gustavo Tsuboi brilhou, o brasileiro enfrentou um grupo forte e conseguiu a classificação para as eliminatórias: Perdeu a primeira partida para o sul-coreano Jeong Sangeun, por 4 a 0 (5/11, 8/11, 7/11 e 7/11) e depois venceu o grego Gionis Panagiotis, por 4 a 1 (11/6, 11/8, 11/8, 6/11 e 11/8), garantindo a segunda colocação do grupo.

"Em relação ao jogo, conversamos muito sobre a postura para enfrentar o Gionis...um atleta defensivo e muito forte. Acredito que a chave para esta vitória foi a paciência para jogar contra um atleta que devolve muitas bolas....tsuboi esteve sempre muito focado trabalhando com bolas de qualidade e aproveitando as oportunidades para jogar mais firme." comenta o técnico gaúcho Jorge Fanck, que atuou pela primeira vez como técnico da seleção brasileira principal.


No sábado dia 20/10, Tsuboi enfrentou o chinês Fan Zhendong, o número 1 do ranking mundial, pelas oitavas de final do torneio. O jogo foi bem acirrado, Tsuboi adotou uma postura mais agressiva, e conseguiu fazer sets muito parelhos, porém o chinês levou a melhor e venceu por 4 a 0 (7/11, 9/11, 6/11 e 8/11).Dessa forma, Gustavo terminou entre os 16 melhores mesa-tenistas da competição. No domingo, Fan tornou-se campeão ao vencer o alemão Timo Boll na final e o terceiro lugar ficou com Lin Gaoyuan, atleta que também representa a China. Dessa forma, Gustavo terminou entre os 16 melhores mesa-tenistas da competição.

"Acredito q neste torneio conseguimos criar uma energia muito positiva. O Tsuboi se mostrou sempre focado e lutando, acredito que este seja um ponto que devemos valorizar muito. No jogo contra o Fan sabíamos de toda a dificuldade de enfrentar o número 1 do Mundo e buscamos uma estratégia mais agressiva. Infelizmente nos momentos principais o Fan teve um desempenho melhor e não conseguimos aproveitar algumas chances que surgiram." relata Fanck.

A FTMRS parabeniza toda a delegação brasileira pelos resultados obtidos na Copa do Mundo.

#JorgeFanck #GustavoTsuboi #HugoCalderano #JeanRenéMounie #CopadoMundodetênisdemesa #ITTF #Paris #França

0 visualização

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS FEDERAÇÃO ESPORTIVA E PARADESPORTIVA DE TÊNIS DE MESA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL